
Unidade CAL Glória
Sala Multiuso
Não vim para estas quatro paredes para me resignar. Quando estiver com um lenço amarrado na cabeça para minha boca não abrir, e as mãos bem amarradas dentro do caixão, aí eu vou me resignar.
É com García Lorca que a turma BT49 experimenta novos movimentos de encenação na CAL.
Sob direção de Marcus Alvisi, eles visitam os temas e tensões da obra do espanhol, a partir da sua Trilogia Dramática da Terra Espanhola.
Abundantemente poético, repleto de signos de sua terra natal e da cultura Andaluza, Lorca nos revela o que brota em um ambiente rural onde a opressão é sempre presente.
Amor, morte, paixão, honra e a família. Um mundo de sombras e contrastes torna-se campo fértil para atores e atrizes em formação se aventurarem.
• • •
Com a palavra, o diretor
“Escritas entre 1932 e 1936, as peças desta trilogia revelam um ambiente rural onde a opressão é sempre presente. Principalmente nas relações afetivas. Ou mesmo nas relações familiares.
Bodas de Sangue aborda um triângulo amoroso entre noiva, noivo e Leonardo, o ex-namorado que retorna no dia do casamento da moça, provocando uma tragédia de proporções bíblicas. Afetando de maneira catastrófica todos à sua volta.
Yerma vive um drama em seu matrimônio: a falta de filhos. Essa carência torna-se uma obsessão em sua trajetória, gerando um conflito interno inarredável em suas escolhas. Essa tensão entre indivíduo e sociedade leva nossa protagonista a um caminho sem volta.
A Casa de Bernarda Alba narra a história de uma matriarca que acaba de ficar viúva. Impondo suas 5 filhas à clausura e ao luto por 8 anos. Desejos são cerceados. Apetite sexual reprimido. Liberdade dá lugar à prisão. Felicidade à infelicidade. Retrata de maneira implacável a opressão feminina e masculina.
(...)
Estamos fazendo essas 3 peças em uma sala. O espaço nos motivou sobremaneira. Sobretudo, nas dificuldades do ato teatral nele. Então optamos pelo apuramento do trabalho do ator em sua essência. Sem enfeites. Apenas seu corpo e voz no espaço, dando significado às palavras autor. Como diz Artaud: Teatro é poesia no espaço."
Marcus Alvisi
Federico García Lorca
José Rubens Siqueira
Marcus Alvisi
Marco Áureo
Soraya Bastos
Renata Frisina
Marcus Alvisi
Marco Áureo
Coral Amora
Kamilla Rufino
Madu Nascimento
Maria Paula Freire
Coral Amora
Emily Victorino
Geisa Gama
Madu Nascimento
Pedro Tabet
Rita Ariani
Andreia Martinz
Luiz de Oliveira
Sonia Machado